O Tampinha Legal é iniciativa do Instituto SustenPlást com o apoio do Movimento Plástico Transforma. Através de ações modificadoras de comportamento de massa, conscientiza quanto ao destino adequado aos resíduos plásticos e faz com que a economia circular ocorra na prática.

Todos os segmentos da sociedade são convidados a juntar tampas plásticas e destiná-las para entidades assistenciais cadastradas junto ao programa que busca a melhor valorização de mercado para o material.

Os valores obtidos são destinados integralmente para as entidades assistenciais participantes sem rateios ou repasses e sem que o programa receba comissões e/ou gratificações sobre o material coletado.

Em 2020 ultrapassou R$ 1 milhão de reais destinados 100% para entidades assistenciais participantes.

Recentemente, lançou o Copinho Legal que, seguindo o modelo do Tampinha Legal, destina os recursos obtidos com a venda dos descartáveis plásticos (copos, pratos e talheres) para as entidades assistenciais participantes.

O Tampinha Legal atua no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Goiás e no Distrito Federal. Em breve, estará iniciando no estado da Bahia.
Em Porto Alegre, o Tampinha Legal conta com o apoio estratégico da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da FIERGS. Além do aplicativo (Android e iOS) e site (tampinhalegal.com.br), onde é possível localizar várias informações tais como os pontos de coleta mais próximos, entidades assistenciais e empresas participantes, etc. também é possível acompanhar o Tampinha Legal por redes sociais, como YouTube, Instagram e Facebook.

Fonte: https://tampinhalegal.com.br/web/release/

Todas as tampas de plástico, tais como:

  • Produtos alimentícios: óleo de cozinha, vinagre, sorvete, maionese, chocolate em pó, café solúvel, adoçante, etc.
  • Higiene pessoal: acetona, creme dental, perfume, lenços umedecidos, shampoo, cosméticos, etc.
  • Higiene doméstica: detergente, alvejante, amaciante, etc.
  • Outras: remédios, cola, caneta, refrigerantes, bombonas de água de 20 litros, embalagens de troca de óleo, etc.

Além de entregar na sede do CAMP Oeste, você também pode depositar suas tampinhas, em São Paulo, nas estações do Metrô Barra Funda, Santa Cecília, Marechal Deodoro, República, Anhangabaú, São Bento, Trianon, Brigadeiro, Consolação, Clínicas e Sumaré..

Caso se interesse em ajudar nas separações, voluntariamente, basta acessar https://www.atados.com.br/ong/camp-oeste/vagas

 

#tampinhalegal #movimentoplasticotransforma

 

Deixe um comentário