Já falamos em artigos anteriores sobre a importância da boa gestão e cuidado com o estoque da empresa, é ali que estão os “ovos de ouro”, os produtos, materiais ou insumos que fazem a empresa funcionar.

O profissional que é responsável, o estoquista, é como o “guardião” desses ovos de ouro, nada deve escapar. Os sistemas tem que bater com a contagem as saídas e entradas devem ser monitoradas, e um dos itens essenciais, a expedição deve ser feita de maneira correta. E nesse artigo, vamos apontar algumas táticas para expedição de material.

A expedição e a parte do processo onde é verificado se  a mercadoria está correta, se está devidamente embalada e se caso exista um remetente, se o mesmo consta na lista de saída.

Para uma expedição eficiente de material, a primeira coisa que se deve ter é o pleno conhecimento do que e onde estão os itens armazenados no estoque, isso pode ser feito através de um software ou planilha.

Dentro deste software ou planilha deve haver um controle prévio da quantidade daquele determinado material em estoque, o controle deve ser rígido, pois na falta desse controle o estoque fica mais cheio de um material X e sem nenhuma peça do material Y. Essa regra pode também ser aplicada de uma outra maneira trabalhando com sazonalidade

Deve também sempre existir um documento do solicitante daquele material, ou, a assinatura da pessoa que foi retirá-lo ou ainda, no caso de venda direta, um controle das notas fiscais.

A missão da expedição é se certificar que o produto solicitado é o mesmo que será entregue e em tempo hábil, com técnicas e ajuda da tecnologia esse trabalho vem ficando cada dia mais eficiente e preciso.

No CAMP OESTE temos o curso de aprendiz de estoque, onde o jovem passa por aprendizagem teórica uma vez por semana e nos outros quatro dias tem atividades práticas na empresas.

O CAMP OESTE prepara o jovem aprendiz que a sua empresa precisa!

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Close Panel