O mecânico é o profissional que faz a manutenção de veículos, motocicletas e motores, montando, desmontando e reparando motores e peças anexas. Esse profissional usa ferramentas e equipamentos específicos para cada tipo e trabalho, pra quem acha que só gostar de automóveis basta, na verdade, essa profissão exige uma série de habilidades, tais como: conhecimentos técnicos sobre o assunto, noções de física, matemática, informática, metodologia na hora do conserto, até mesmo um pouco de inglês e espanhol para auxiliar na leitura de manuais e apostilas técnicas.

Mas não é só isso! Também é interessante que o futuro profissional tenha também mais algumas características: Raciocínio espacial e abstrato, interesse por novas técnicas e tecnologias, senso prático e iniciativa são algumas das qualidades que um mecânico precisa ter ou desenvolver.

Este profissional pode atuar: em concessionárias de marca, mecânicas em geral, montadoras de automóveis. Esta é uma área do mercado de trabalho que está bastante em alta, mas as empresas e os clientes estão exigindo desse profissional cada vez mais um perfil diferenciado. O conhecimento é o que conta na hora de conseguir um bom emprego e isso se conquista com cursos numa boa escola de mecânica. Hoje em dia o mecânico precisa saber o que está ocorrendo, se informatizar, porque os automóveis têm alta tecnologia, que nada mais são do que itens computadorizados.

 

Então se você deseja ingressar na profissão a ordem é estudar, o aprendizado não só nesta área de atuação, mas em qualquer profissão que escolher terá que ser constante. Conhecimento é a única forma de fazer com que você seja bem colocado no mercado de trabalho.

 

Tem alguma dúvida sobre como ser um aprendiz automotivo? Escreve pra gente!

 

Deixe uma resposta