Educação financeira pode até te causar alguns arrepios caso você não seja da turma que curte números, mas antes de ser pura matemática, gestão financeira está atrelado a disciplina e saber como poupar.
É um grande desafio para os jovens no início da vida adulta poupar dinheiro, isso acontece na maioria das vezes por que não é visto com a importância que deveria o ensino de educação financeira desde a infância. A falta da cultura financeira e o aparecimento dela no início da vida adulta pode parecer um bicho de 7 cabeças.
Nosso artigo vai te ajudar no planejamento da sua vida financeira, leia nossas dicas a seguir.
-
ANÁLISE DA SITUAÇÃO ATUAL
Como andam as suas finanças? Esse é o primeiro passo para criar um planejamento financeiro. Quanto ganha? Com o quê e onde gasta? Qual é o seu estilo de consumo? Tudo isso irá influenciar nas suas decisões de onde aplicar o dinheiro e no que dá pra colocar o pé no freio. Você usa algum aplicativo para controlar seus gastos? Talvez esse seja um ponto interessante para começar.
-
PLANEJAMENTO FINANCEIRO PARA O FUTURO
Com todos esses dados em mãos, de onde e como você gasta o seu dimdim é a hora que traçar quanto você pretende gastar e poupar dali em diante. Uma boa meta é para a formatura no fim do ano, por exemplo, ou pensando ainda mais a longo prazo, fazer uma viagem espetacular daqui 5 anos. Depois de estabelecidas as metas, separe uma quantia por mês (que não irá afetar suas contas a pagar) e vá, aos poucos, trabalhando pelo seu objetivo.
-
HORA DE COLOCAR EM PRÁTICA
Regra de ouro: Nunca gaste mais do que ganha e poupe um pouco todo mês.
Planos de longo, médio e curto prazos definidos é hora de colocar o planejamento em prática! Para os jovens, que iniciam a carreira ganhando um salário menor: isso não é desculpa para não poupar. 😉
Existe um ditado que diz que para algo virar hábito, é necessário repeti-lo 21 vezes, poupar também é uma questão de hábito e aliado a um planejamento, pode ser a receita para conseguir alcançar seus objetivos.
No CAMP OESTE, durante a formação básica, os jovens passam por palestras sobre educação financeira e aplicam os conceitos nas oficinas aplicadas. Você é da turma que tem facilidade com números? Já faz seu planejamento financeiro e tudo? Saiba que o mercado contábil está aquecido e precisa de profissionais como você!
Que tal, hoje é um bom dia para começar a poupar, não é?
FONTE: https://blog.guiabolso.com.br/2015/04/03/as-melhores-dicas-de-educacao-financeira-para-jovens/