Parece uma pergunta meio boba para ser feita na entrevista para o primeiro emprego, mas por trás dela, existem alguns pontos a serem considerados.

A experiência em si, como explica Sidnei Oliveira para a revista Exame, é um processo de aprendizado cíclico, onde se passa por diversas fases desde a fase em que se aprende até onde tem total domínio de um trabalho/ procedimento.

É importante também analisar qual foi o significado e o que restou no fim do processo, é natural que seja o aprendizado de algo bom ou ruim. Na entrevista, evite dar exemplos de situações negativas a menos que seja solicitado, e se for, mostre o que tirou de positivo, mesmo de uma experiência ruim.

O importante que deve ser demonstrado na resposta dessa pergunta é que você está disposto a aprender, que é necessário adquirir conhecimento para desenvolver habilidades, a experiência é a soma do aprendizado + habilidade. Resumindo naquela velha frase “ a prática leva à perfeição”, o aprendizado cíclico leva à experiência.

Muito mais importante que ter um currículo cheio de “referências” é importante que o entrevistado se coloque na posição de aprendiz, flexível a mudanças e disposto a aprender sempre.

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Close Panel