Estamos em uma época não muito propícia para quem procura emprego, mas existem vagas, a questão é ser o candidato certo para as oportunidades. Durante a entrevista um pouco de nervosismo é normal, o excesso dele atrapalha bastante, é como se você tivesse um paralelepípedo dentro dos sapatos. Algumas frases, infelizmente, não promovem o seu marketing pessoal como você espera e, na dúvida, é melhor evitá-las.

1 – “Meu maior defeito é ser perfeccionista” – Você não falaria que é comunicativo como qualidade e calado como defeito, responderia? É a mesma coisa, não dá pra ter os dois contrapontos na mesma pessoa, isso pode demonstrar entre outras coisas ignorância intelectual ou falsidade ideológica. Ou ainda o entrevistador pode pensar que o seu perfeccionista na verdade: É ser um grande chato apegado aos detalhes.

2 – “Quero trabalhar em uma empresa onde eu possa crescer” –  Quando o entrevistador pergunta sobre suas expectativas, lembre-se que elas são suas, e no quesito carreira, a responsabilidade do seu sucesso ou declínio é unicamente seu. É importante falar sobre suas expectativas, mas assumindo a responsabilidade do sucesso da sua carreira e não da empresa.

3 – “Eu sou muito ansioso” – É impressionante como sempre estamos vivendo mais no futuro, numa ânsia de viver logo o que ainda não chegou do que relaxar e desfrutar do presente com mais intensidade. Quando você responde as perguntas que não foram feitas, demonstrando ansiedade e se justifica como sendo ansioso, parece que você já está se justificando por falhas ali na entrevista e, futuramente, quando você for contratado.

4 – “ A gente fomos…” – O português é uma língua bem complexa, nem sempre o nosso português é rebuscado. Utilizar da simplicidade na hora de falar é melhor do que utilizar palavras rebuscadas ou que não se sabe direito o significado.

Na dúvida durante a entrevista, menos é mais.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Close Panel