Segundo Bauman (2010) a juventude é a maior vítima da falta de perspectivas atuais para a realização pessoal, aponto o desemprego e atual fase capitalista como fatores principais causas que perpetuam essa situação. Um estudo realizado no município de Santo André em 2011 apontou que a maioria dos jovens que cumpriram medidas socioeducativas estava na faixa etária entre 16 (25,9%) e 17 anos (40,7%). Essas categorias juntas totalizavam 2/3 do total ou 66,6%. A predominância era do gênero masculino e a maioria cumpria essas medidas por roubo e tráfico de drogas, esses dados foram retirados do relatório: Direitos Humanos: Disseminação de práticas exitosas na empregabilidade de adolescentes inseridos no sistema socioeducativo em meio aberto, publicado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, 2014.

Ainda sobre o relatório, a  falta de estrutura familiar muitas vezes é um fator agravante para que os jovens busquem meios ilícitos para conseguir ganhos. A falta de estrutura da comunidade, apoio e direcionamento da escola e ações mais efetivas por parte dos governantes também influenciam as decisões da maioria desses jovens, que veem no tráfico um meio de ganhar a vida.

O CAMP Oeste têm a função de ser o elo que falta para a maioria dos jovens em estado de vulnerabilidade alcançarem o objetivo de uma situação melhor, passando seus valores: ética, honestidade, lealdade, comprometimento, respeito e responsabilidade para eles e para a família através da inserção no mercado de trabalho e principalmente do conhecimento.

A jovem aprendiz Lyandra  Ribeiro de Araújo de 16 anos, moradora do Jaraguá, iniciou no CAMP em 2015 e hoje é atual jovem aprendiz no próprio CAMP Oeste. Fugindo das estatísticas e entrando em outro campo de números, executa hoje o trabalho na área de capitação de notas fiscais:

‘’ O CAMP foi fundamental para meu desempenho profissional e pessoal. Sonho em fazer medicina e ajudar o próximo e a minha comunidade’’. Lyandra.

 

Por: Lyandra Ribeiro de Araujo,16.

Gabrielle Vilete Rodrigues, 16.

Emily Bernardo Gabriel, 17.

Mariane Santos Pereira, 18.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Close Panel