A comunicação vai além das palavras escritas ou faladas. Comunicar é uma tarefa mais ampla e que envolve, também, os gestos, as imagens e a própria ausência de palavras em determinadas situações.

A palavra comunicação é uma derivação do latim communicare, cujo significado é participar de algo, partilhar, tornar comum. Desde a antiguidade, o homem sentia a necessidade de se comunicar, ora como forma de sobrevivência, outrora como legado e, ainda, como meio de dominação e liberdade de expressão (por meio de canções, textos, cartas, dança, teatro, pinturas).

Hoje em dia, quando se fala em comunicação já nos lembramos das grandes mídias como a tv aberta e as redes sociais como o facebook, o que vem á tona também é um profissional que está diretamente relacionado a esse meio: o publicitário.  Antes de pensar em publicidade e propaganda, é preciso entender que ela existe desde muito antes dos Classificados serem inventados (onde a publicidade surgiu oficialmente); que antes do branding, senhores feudais marcavam suas mercadorias para não perdê-las no meio da concorrência; e que social networking já era algo vital para o sucesso desde a época de Benjamin Franklin. De novidade mesmo, apenas os processos e as opções, mas em teoria, tudo já existia muito antes do seu avô chutar a primeira bola.

Isso é algo que merece ainda mais atenção na era das redes sociais, que têm sido vistas como a nova galinha dos ovos de ouro da publicidade. Por estar em alta, todos falam nela, querem usá-la e descobrir a fórmula mágica da viralização. O problema é que enquanto novas métricas e metodologias surgem,  profissionais despreparados e campanhas sem sentido pipocam no mercado.

 

Termos utilizados:

Branding: é o agrupamento de soluções que uma marca necessita para sobreviver no mercado.

Networking: é uma palavra em inglês que indica a capacidade de estabelecer uma rede de contatos ou uma conexão com algo ou com alguém.

 

Fonte: http://www.pequenoguru.com.br/2011/04/entendendo-o-conceito-de-comunicacao-na-propaganda/

 

Deixe uma resposta