O curso de graduação em administração tem duração de 4 anos e existem várias instituições de ensino superior que oferecem esse curso. Tá, mas é a aí? O que pouca gente faz ao escolher a profissão, além de pesquisar sobre a instituição de ensino, é a pesquisa sobre a quantas anda o mercado de trabalho referente a profissão que escolheu.

Aqui, mostraremos dados sobre a área de administração, que é o curso com maior número de ingressos na graduação e também está entre os 10 cursos com maior taxa de empregabilidade no Brasil.

Segundo dados do INEP/MEC 2015, o curso de Administração possui o maior número de alunos matriculados com 1.299.065 alunos, cerca de 16% do total de alunos que cursaram o ensino superior no ano de 2015, seguido de Engenharia com 13,2% e Direito com 10,6%.

Segundo pesquisa da ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior), intitulada “Concluintes do Ensino Superior,  Empregabilidade e Estoque”, entre 2010 e 2015 no Brasil, houveram 2 milhões de contratações na área de administração. Um dos motivos listados é que o curso de administração é muito versátil, atrelado a muitas áreas de conhecimento desde marketing até hotelaria.

Um pouquinho mais de números: Das admissões entre 2010 e 2015, todos os concluintes (733,1 mil) podem ter sido contratados. O restante dos ingressantes, cerca de 1.200 milhão corresponde profissionais que estão em estoque, equivalentes aos formados antes de 2009, entre outros.

Além da escolha de uma instituição de ensino que esteja alinhada com as práticas do mercado, a preparação do jovem antes de buscar o bacharelado é importante. Ser fluente em uma segunda língua, por exemplo, será um diferencial quando estiver no mercado.

Outra maneira de entrar neste mercado com o “pé direito” é o programa jovem aprendiz administrativo. Neste programa, o jovem tem a experimentação de 11 meses atuando como aprendiz de rotinas administrativas.

É na empresa que o jovem descobre caminhos e aptidões. Ganho da empresa: Jovem motivado e alinhado com os valores da corporação. Ganho para o jovem: Rotina de aprendizagem que acontece alinhada à escola, com possibilidade de efetivação na empresa e ainda, escolher a sua profissão.

 

FONTE DA PESQUISA: http://www.abres.org.br/v01/dados-estagiarios-estudantes-no-brasil/https://abmes.org.br/noticias/detalhe/2047/administracao-e-o-curso-com-mais-oportunidades-de-contratacao

Deixe uma resposta