Dentro de uma empresa, além do capital acumulado em conta, em espécie, existe uma jóia que fica nos bastidores: O estoque. E ali algumas vezes tem mais valor investido do que na conta corrente do banco, é necessário ter um cuidado maior com o tesouro da sua empresa.

Além da questão dos gastos, existe também a gestão do espaço, controle de entradas e saídas, e também, sobre a quantidade que foi vendida e o que precisa ser reposto.

Hoje, existem algumas “barreiras” para uma boa gestão e funcionamento do estoque. Nesse pequeno artigo falaremos sobre algumas práticas para otimizar e controlar o estoque da sua empresa.

1- Aculture seus liderados a serem rigorosos com entradas e saídas, a primeira coisa sempre deve fazer o controle daquilo que entra e sai antes de despachar o objeto/ carga/mercadoria. Não deixe para depois o que é preciso fazer agora.

2- Sistemas informatizados são mais eficientes que controle manual: “Na maioria dos casos, utilizar uma planilha eletrônica [como a do Excel, Google Docs ou BrOffice] resolve o problema. Hoje, qualquer empresa pode ter, no mínimo, um computador”, declara o consultor do Sebrae-SP Gustavo Carrer.

3- Capacite seus liderados para usar corretamento os sistemas implantados. E também, sobre a importância de uma boa gestão de estoque. Aqui no CAMP OESTE temos o curso de aprendiz de estoque, onde os jovens têm contato com sistemas de gerenciamento de estoque e passam por dinâmicas para compreender  a importância de todas as vivências do estoquista.

4- Na gestão, fique atento à sazonalidade. Na maioria da vezes se perdem muitas vendas por falta de um pico por conta do fornecedor, é necessário ter atenção constante e negociar descontos e prazos já na prevenção desses atrasos.

Além de aplicar ao seu estoque métodos de informatização, pode ser correto afirmar que 80% do processo é de interação humana. Investir em mão de obra qualificada e constantemente reforçar a qualificação é uma estratégia para diminuir perdas, custos e erros.

O CAMP OESTE tem o jovem aprendiz de estoque que a sua empresa precisa.

 

 

 

 

 

 

Fonte: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/os-cinco-pecados-da-gestao-de-estoque,e55075d380a9e410VgnVCM1000003b74010aRCRD

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Close Panel