Um estudo desenvolvido pela consultoria britânica ‘fast future’ lista algumas profissões que serão tendência até 2030. Para elaborar essa lista foram ouvidos engenheiros, cientistas e ‘especialistas em futuro’.

Para prever essas profissões que ainda ‘não existem‘, foram estudadas também as mudanças em ciência e tecnologia que podem acontecer nos próximos 20 anos para estabelecer o paralelo entre desenvolvimento de sistemas em tecnologia e de estudos já existentes. A geriatria, por exemplo, já existe, mas com a expectativa de vida aumentando, em 2030 essa será uma profissão que terá ainda mais destaque, pois haverá a necessidade de cada vez mais cuidado especializado voltado para o idoso.

Algumas profissões que vão ‘’bombar’’ em 2030 relacionadas no estudo:

  • Nanomédico: A nanotecnologia já existe. Consiste na utilização de nanorrobôs ou nanopartículas. No caso da medicina,  servirão para reparar tecidos, estancar hemorragias, fazer diagnósticos e prevenção de doenças. Será necessário um profissional especializado para utilizar esse tipo de avanço.
  • Fabricantes de partes do corpo: Devido aos avanços tecnológicos no campo da medicina, será possível encomendar partes do corpo. Esse processo envolverá desde produtores até reparadores.
  • Advogado virtual: O mundo está se modificando para as plataformas digitais, cada vez mais pessoas de lugares, culturas e leis diferente dividem o mesmo espaço. Para isso futuramente haverá um especialista que terá que defender interesses de diferentes pessoas que vivem em diferente países, mas que dividem o mesmo espaço online.
  • Policial climático: Infrações ambientais em um país, podem por exemplo, levar chuva ácida para além das suas fronteiras. Assim, será necessário que existam fiscais com poder internacional para punir e prevenir ações que violem os códigos ambientais.
  • Corretor de tempo: Já existe um banco onde a moeda é o tempo. E não somente o tempo se converterá em uma moeda:  moedas alternativas devem crescer no mercado nos próximos 20 anos. Banco de tempo: http://www.bancodetempo.net/pt/BancoDeTempo/1

 

Esses são somente alguns exemplos das profissões que vão existir daqui 20 anos e de outras, que já existem mas estão em constante desenvolvimento. A geração Z, dos nascidos a partir de 1995, estará ainda ativa no mercado de trabalho e serão os profissionais do ‘’futuro’’.
Leia mais no estudo da consultora Fast Future, em inglês: http://fastfuture.com/?p=129

Deixe uma resposta