A importância da diversidade nas organizações

23


10


Não é só necessário o debate da equidade de salários entre homens e mulheres, representatividade, questões raciais, inclusão da pessoa com deficiência, sem que esses grupos sejam incluídos nesse debate e se sintam representados nos diversos patamares da sociedade. É na representatividade, DE VERDADE, que a diversidade nas organizações deve ser pautada.

No mercado de trabalho as discussões sobre a importância da diversidade tem ganhado mais força, principalmente com algumas marcas se posicionando a favor da igualdade de gênero, e maior número de jovens negros ingressantes no ensino superior. Segundo Reinaldo Bulgarelli, da Txai Consultoria “não se pode colocar como talento alguém que é parecido com você. Um exemplo: homem branco, alto, heterosexual, voz grossa”.

Na fala de Reinaldo Bulgarelli, não é somente a empresa que procura um profissional de acordo com seus valores, missão e visão. O profissional também procura uma empresa que esteja alinhado com seu perfil. Por mais que ainda existam lacunas entre a construção profissional e a pluralidade pessoal dos indivíduos.

As empresas que abraçam a diversidade como cultura empresarial são mais inovadoras, têm profissionais mais engajados aumentando assim a sua lucratividade.

O Brasil, um dos países mais diversificado culturalmente, não cabe colocar as pessoas em caixinhas para atrair para a sua empresa as caixas que se encaixam, como em uma fórmula matemática. Em um momento onde a geração z assume suas escolhas, sexuais, de carreira e de modo de vida, essas caixas cada dia menos vão se encaixar.

Um exemplo que ainda caminha a passos cansados, é a contratação de PCD’s (Pessoa com Deficiência Física), que segundo pesquisa ocupam 2%dos cargos nas empresas, essa é cota exigida por lei. Muitas vezes as barreiras não ficam só na chefia e ultrapassam para o preconceito entre os colegas de trabalho.

Segundo pesquisa da empresa Ethos, que usou como laboratório mais de 500 empresas brasileiras, mostrou que as mulheres iniciam a vida profissional somando forças aos 58,9% de estagiárias mas somente 13,6% dos cargos executivos são comandados por representantes do sexo feminino.

Aumentar a diversidade étnica e racial na empresa, além de benéfico para evolução individual, também pode aumentar em 35% de aumento nos rendimento da empresa acima das mesmas empresas do setor, segundo pesquisa da McKinsey & Co.

Diminuição na geração de conflitos e engajamento são reflexos de  um ambiente onde a diversidade é vista com bons olhos, pois esse ambiente de experimentação é propício para arriscar e conhecer.

Um primeiro passo para que essa realidade esteja cada dia mais presente nas organizações é o treinamento dos responsáveis pelo recrutamento, outro passo importante é o recrutamento em si. Uma última dica é apostar na comunicação, rever o modo a empresa se comunica, o que transmite em seus valores também faz a diferença na conscientização de uma empresa que busca diversidade em prol da produtividade e engajamento dos liderados.

FONTE: http://www.abrhbrasil.org.br/cms/imprensa/diversidade-de-talentos-aprimora-o-desenvolvimento-organizacional/

Artigos Relacionados

Pior do que não contratar é contratar errado

16


11


Recentemente ouvi um técnico de futebol dizendo que “pior do que não contratar é contratar errado”. Não pude deixar de pensar o quanto isso vale para o ambiente corporativo também. […]

Saiba Mais

Como engajar os colaboradores da sua equipe em 3 passos

23


10


Engajar. A palavra tão sonhada dos gestores, afinal não se pode obter lucros e resultados sem uma equipe engajada, alinhada com as metas e que se sintam confortáveis no ambiente […]

Saiba Mais

3 pontos-chave para ter sucesso na profissão

20


10


Como você pode conseguir alcançar o sucesso na profissão? Essa pergunta surge cada vez mais cedo na cabeça dos jovens, principalmente durante o ensino médio, onde são abordados temas relacionados […]

Saiba Mais

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Telefone:  (11) 3832-2284

powered by toyacom São Paulo

Campoeste © Todos diretos reservados