Curso cadastrado e validado no MTE- Ministério de Trabalho e Emprego

Número de Registro:

3681 – Para jovens na faixa etária de 16 à 18 anos

7270 – Para jovens na faixa etária de 18 à 22 anos

O curso tem por objetivo a formação de jovens mecânicos, onde os mesmos estarão capacitados a utilizar e fazer leituras de medições com ferramentas especiais (paquímetro e comparadores), diagnosticar defeitos mecânicos e/ou elétricos como também fazer a remoção para análises das peças quando da desmontagem de equipamentos: motor, caixa de transmissão, diferencial, válvulas pneumáticas e peças agregadas do motor (compressor de ar, bomba de água e alternador) e depois de recuperadas fazer sua instalação. Aptos a realizar orçamentos manuais e no computador. Realização de troca de óleo e filtros dando o descarte ecologicamente corretos.

O curso é subdividido em módulos, onde o jovem permanece na empresa durante 4 dias realizando prática laboratorial e um dia por semana na entidade para a teoria básica.

  • Carga Horária Total: 2110
  • Teoria Básica: 420
  • Teoria Específica: 630
  • Atividades Práticas: 1060

O curso para jovens menores de 18 anos, a pratica é laboratorial, realizada com jovens em caratér experimental, sendo protegidos os riscos previstos no decreto 6.481 de 12 de junho de 2008.


Para tornar-se um aprendiz de Mecânica Díesel, os jovens devem realizar primeiro sua inscrição para o Curso de Formação Sócio Educativa para o mundo do trabalho.